EMG biomecanica
Objetivos . Para determinar se o peso adicionado afetado a capacidade do sujeito para relaxar a musculatura do ombro -estrutura durante os exercícios de pêndulo.
Métodos. Vinte e seis participantes , com idades entre 20 a 56 anos (média de 32,26 , ± 8,51 anos ) foram divididos em dois grupos, nove patológico e 17 não- patológica. A atividade muscular (EMG) de quatro variações de pêndulo de Codman exercícios 1 ) punho suspenso 1,5 kg ponderada bola , 2) de mão 1,5 kg halteres, 3) de mão 1,5 kg ponderada de bola, e 4) foram registrados nenhum peso em cada um dos músculos .
Resultados. Quando agrupados em todos os doentes e todos os outros factores incluídos na análise de variância , o tipo de exercício pêndulo não teve um efeito significativo sobre a atividade EMG ombro , independentemente da população de pacientes ou músculo testado. Geralmente , a atividade supra-espinhal / músculo trapézio superior foi significativamente maior do que o deltóide e atividade infra- espinhoso - especialmente em pacientes com ombros patológicas
Conclusão . Executar os exercícios com peso adicional não resultou em significativo aumento da atividade EMG no sho - der para o deltóide e músculos infraspinatus em indivíduos com e sem patologia do ombro . No entanto , os doentes com patologia do ombro tiveram maior dificuldade em relaxar sua supaspinatus / grupo músculo trapézio superior du-rante exercícios pendulares de Codman do que indivíduos saudáveis.
Palavras -chave : Codman , movimento