Patologias comuns
As definições abaixo apresentadas foram elaboradas por Fisiatras e não podem ser copiadas ou utilizadas sem autorização prévia da SPMFR.
Artrite Psoriática
É uma doença artrítica inflamatória crónica que afecta pessoas com psoríase. Afecta as articulações e pode estar associada a manifestações cutâneas e sintomas oculares ocasionais. O início da doença surge habitualmente entre os 30-55 anos, uma forma juvenil surge entre os 9-11 anos. A psoríase precede a artrite em 60-80% dos pacientes e o intervalo entre o início da psoríase e da artrite é inferior a 10 anos. Quando não existem manifestações cutâneas associadas, há geralmente história familiar de psoríase. Manifesta-se por dor articular, rigidez matinal e lesões das unhas (“pitting”). Existem 5 padrões característicos (oligoartrite assimétrica, poliartrite simétrica, artrite mutilante, artrite interfalângica distal, espondilite). A artrite psoriática pode ser acompanhada de manifestações extra-articulares. Em 95% dos casos ocorre atingimento das articulações periféricas e 5% têm envolvimento exclusivo da coluna axial. A causa pode dever-se a uma predisposição genética, factores ambientais e imunológicos. A radiografia confirma o diagnóstico e a gravidade da doença. Também podem ser realizados tomografia computorizada, ressonância magnética e ecografia para melhor caracterização da doença. O tratamento conservador baseia-se em anti-inflamatórios não-esteróides, imunossupressores, agentes antimaláricos, inibidores do factor de necrose tumoral e num programa de reabilitação individualizado. Em doentes com dor severa pode recorrer-se a artroplastia ou artrodese. O prognóstico é bom, mas 25% dos pacientes têm doença progressiva.
Artrite Reumatóide
A artrite reumatóide (AR) é uma doença autoimune inflamatória sistémica, cuja principal característica é uma poliartrite simétrica persistente. É mais frequente no sexo feminino e o seu pico de incidência é entre os 40-60 anos. Existe uma forma