Patologias Comuns Pediátricas
Foco na sobrevida e qualidade de vida:
Variadas e dependentes de alterações genéticas.
Associadas a infecções, radiação, traumas, medicamentos, viroses, genéticas, anomalias cromossômicas. Podem incidir em qualquer momento na formação do feto, de acordo com a intensidade e o ponto em que aconteceram vão ser maiores ou menores ou em maior e menor numero, por isso as vezes nascem com mais de uma anomalia ao mesmo tempo.
É importante o diagnostico preciso e precoce. Saber quando, onde e como procurar essas alterações. A idade gestacional é importante e o peso também, as condições de nascimento, se houve acidente, DPP, trauma... se há só uma malformação ou mais de um aparelho é malformado, e tbm as características fisiológicas do feto, neonato. As crianças são: a termo se 37 a 42 semanas, pré-termo se menos que 37 e pós termo se mais que 42. A IG é avaliada pelo exame somático (textura da pele, formato da orelha, glândula mamária a posição da cabeça ao levantar o recém-nascido) e neurológico.
A sobrevida depende muito da IG, quanto menor e mais prematuro, mais difícil sobreviver, a homeostase dela é ruim, o sistema imunológico é precário, os órgão ainda não estão formados.
Mostra uma tabela de índice de sobrevida por IG.
...
Baixo peso: menos de 2,500kg
Muito baixo peso: abaixo de 1,500kg
Extremo baixo peso: abaixo de 1 kg
Crianças gigantes: acima de 4 kg
Os pequenos para a IG são de mães renais crônicas, tabagistas, desnutridas, com problemas cardíacos...
A sobrevida: as crianças a termo e as adequadas pra IG tem mais chance de sobrevida.
As pre-termos tem reflexo de sucção deficiente, precisam ser alimentadas por sonda, orogástrica, nasogástrica, ou por via venosa(parenteral). Vc consegue alimenta-los ate conseguirem desenvolver sucção. Tem atrofiam das vilosidades intestinais, tendo problema de absorção. precisa ser alimentada por formula especial (preferencialmente pelo leite da mãe, mas se não