PATOLOGIA
ESTEATOSE HEPÁTICA
Observar: fatias de fígado com superfície externa revestida por cápsula tensa e lisa. Superfície de corte brancacenta ou amarelada, macia, às vezes de consistência pastosa e friável.
Observar outras fatias de fígado em que foi realizada coloração especial para lípide (SUDAN III), nas quais o órgão toma a tonalidade avermelhada. Isto prova que o material acumulado nos hepatócitos é de natureza lipídica.
CALCULOS RENAIS
Peça cirúrgica constituída por rim apresentando superfície externa recoberta por cápsula brancacenta, lisa e espessada. Superfície de corte mostrando uma formação calculosa, amarelada, coraliforme, incrustada na pelve e cálices renais.
CALCULOS BILIARES Cálculos biliares mistos moruliformes vários tipos de cálculos, apresentando aspectos variados, dependendo da composição química e local de sua formação. Os cálculos renais mais freqüentemente são de oxalato, fosfato ou carbonato de cálcio e os seus constituintes são determinados por exame bioquímico. Os cálculos biliares podem ser mistos (mais freqüentes) ou puros. Os mistos geralmente são facetados ou moruliformes e tem cor variada. No centro são constituídos de colesterol e na periferia são de composição variada. A classificação dos cálculos biliares é feita baseandose apenas no aspecto macroscópico dos mesmos, não havendo necessidade de exame bioquímico. Cálculos biliares mistos facetados
Os puros podem ser de colesterol ou de bilirrubinato. Os de colesterol geralmente são únicos, grandes, redondos ou ovóides. Tem cor variada, mas na maioria das vezes são claros e tem aspecto cristalóide aos cortes
Cálculos biliares de colesterol
Os de bilirrubinato são geralmente múltiplos, de formas irregulares, negros e