patologia
Apesar de magro o animal apresentava uma camada de gordura que revestia toda a cavidade abdominal e torácica. Foi detectado um quadro de insuficiência cardíaca, pois o pulmão esquerdo do animal estava visivelmente maior que o direito e apresentava espuma na traquéia o que caracteriza a presença de um edema pulmonar que comprimiu o pulmão e ocasionou uma hemorragia.
No coração o átrio esquerdo estava aumentado de tamanho o que pode ser decorrente de vários fatores como: pressão sanguínea, arritmias, fator genético e deformidade do músculo. O átrio direito apresentava-se hemorrágico e congesto devido o quadro de insuficiência cardíaca.
O rim do animal estava aumentado de tamanho e sua bexiga estava cheia, havia presença de micro cristais na urina o que caracteriza um quadro de insuficiência renal crônica que afeta principalmente animais com idade já avançada.
O fígado estava aumentado de tamanho (hepatomegalia) o que também pode vir a ser decorrente da insuficiência cardíaca e também da leishmaniose que o animal apresentava. Foi também detectado um quadro de icterícia pós-hepática, no qual ocorreu a coloração amarelada do intestino e mesentérico (embemição por bilirrubina) devido a obstrução que ocorreu decorrente de cristais na vesícula biliar do mesmo. O baço também estava aumentado de tamanho (esplenomegalia) justificando o quadro de leishmaniose que ocasionou de fato a indução da morte do animal.