Patologia
Significado: logos- estudo, pathos-sofrimento. Estuda as alterações estruturais e funcionais que ocorrem na célula, tecidos e órgãos decorrentes de doenças.
Divisão:
1. PATOLOGIA GERAL: reações básicas das células e dos tecidos aos estímulos anormais relacionados à doença.
2. PATOLOGIA SISTÊMICA (ESPECIAL): resposta específica dos órgãos a estímulos moderadamente definidos.
Aspectos das doenças que formam a cerne da patologia:
1. Etiologia - causas:
a) Intrínsecos ou genéticos
b) Adquiridos (infeccioso, nutricional, químico, físico)
Conhecimento da causa primária: importante no diagnóstico, compreensão da doença e tratamento (fatores genéticos + ambientais = neoplasia).
2. Patogenia – mecanismos do seu desenvolvimento
Sequência de eventos da resposta celular ou tecidual ao agente etiológico desde o estímulo inicial até a expressão final da doença em si (genoma humano).
3. Alterações morfológicas - alterações estruturais nas células e nos tecidos que caracterizam a doença ou levam ao diagnóstico do processo etiológico. (tumores idênticos - evolução e resposta terapêuticas diferentes; carcinoma de mama e tumores linfóides).
4. Significado clinico - desordens funcionais e manifestações clínicas
A natureza das alterações morfológicas nos tecidos e órgãos influencia na função normal determinando as característica clínicas (sinais e sintomas), curso e prognóstico de uma doença.Todas as formas de lesões aos órgãos iniciam por alterações moleculares ou estruturais na célula, que em conjunto levam a lesão tecidual e do órgão. Respostas Celulares ao Estresse e aos Estímulos Nocivos
Obs.: Lei dos equilíbrios internos que rege a composição e as reações físico-químicas que se passam no organismo e que, graças a mecanismos reguladores,