Patologia
* Defina estenose valvular.
R- é a falha de uma valva em abrir-se completamente, impedindo assim o fluxo para a frente.
* Defina insuficiência valvular
R- Uma falha de uma valva em fechar-se completamente, permitindo assim o fluxo invertido.
* O que é regurgitação funcional?
R- Quando uma valva se torna incompetente em consequência a) da dilatação do ventrículo, que faz com que os músculos papilares do ventrículo direito ou esquerdo sejam puxados para baixo e para fora, impedindo assim a coaptação dos folhetos mitrais ou tricúspides intactos durante a sístole, ou b) dilatação da aorta ou artéria pulmonar, que separa as comissuras da valva e impede o fechamento completo das cúspides das valvas aórtica ou pulmonar.
* Quais são as valvulopatias funcionais mais comuns?
R- Estenose aórtica; insuficiência aórtica; estenose mitral e; insuficiência mitral. Dessas, as estenoses das valvas aórtica e mitral adquiridas são responsáveis por aproximadamente 2/3 de todas as doenças valvares.
* Explique cada uma.
R- * Estenose aórtica: decorre da calcificação de valva aórtica normal e de valva aórtica bicúspide, de origem congênita. Pelo processo de envelhecimento e o stress mecânico repetitivo imposto nos pontos em que as cúspides e os folhetos se dobram, essas estruturas normalmente delicadas sofrem lesões cumulativas, complicadas pela formação de depósitos calcificados (fosfato de cálcio) que podem levar a uma doença clinicamente importante.
* Insuficiência aórtica: dilatação da aorta ascendente, relacionada com a hipertensão e o envelhecimento.
* Estenose mitral: secundária a cardiopatia reumática. Processo de cicatrização pós-inflamatória, ocorrido algumas semanas depois de um episódio de faringite estreptocócica do grupo A; a deformidade crônica das valvas é uma consequência importante da FR, caracterizada pela doença valvar fibrótica deformante que produz disfunção permanente e problemas cardíacos graves, as