Patologia Estrutural
Patologia estrutural
Introdução O trabalho a ser apresentado discute sobre o tema: Patologia Estrutural – causas, prevenções e recuperações de fissuras, trincas e outras falhas em edifícios e construções em geral. Foram analisados aspectos referentes a fundações, desenvolvimentos, acabamentos de construções, dentre distintas outras partes.
Foi definido a respeito do conceito de patologia, relacionado à área de engenharia civil, conceitos que envolvem o assunto, como: diagnóstico, prognóstico, agente, dentre outros.
Causas de patologia, agentes causadores, foram analisados, abordando as relações com os defeitos que ocorrem em construções em geral. Fissurações de alvenaria, tanto alvenaria de acabamento, como a alvenaria estrutural.
Desenvolvimento
Patologia é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados, tanto na medicina quanto em outras áreas do conhecimento como matemáticas e engenharias, onde é conhecida como "Patologia das Edificações" e estuda as manifestações patológicas que podem vir a ocorrer em uma construção.
Patologia das construções: “ciência” que procura, de forma metodizada, estudar os defeitos dos materiais, dos componentes, dos elementos ou da edificação como um todo, diagnosticando suas causas e estabelecendo seus mecanismos de evolução, formas de manifestação, medidas de prevenção e de recuperação.
Fissura é o estado em que um determinado objeto ou parte dele apresenta aberturas finas e alongadas na sua superfície. Exemplo: a aplicação de uma argamassa rica em cimento apresentou após a cura, muita fissuras em direções aleatórias. As fissuras são, geralmente, superficiais e não implicam, necessariamente, em diminuição da segurança de componentes estruturais.