Patologia estrutural
Faculdade de Engenharia Civil
Disciplina Patologia – 2012
Trabalho : Resumo dos CASOS de patologia (casos 2, 3, 4 e 5):
“Avaliação crítica e sugestiva sobre as etapas de cada caso.
Construir um Fluxograma de atuação para resolução da patologia.”
Nome: _______________________________________RGM: ____________
Nome: _______________________________________RGM: ____________
Nome: _______________________________________RGM: ____________
Nome: _______________________________________RGM: ____________
CASO 2 - Fissuração em Paredes de Alvenaria de Bloco Sílico-Calcário em Edifícios de Conjunto Habitacional da Cidade de Campinas.
Deveria ter sido feito ensaios dessa argamassa para se verificar como foi o processo de produção desse material e a posterior deveria ter sido feito ensaios para que se pudesse constatar algum erro durante a execução dessa argamassa, também deveria ter sido levado em consideração à avaliação quanto à utilização de telas para expansão e trabalhabilidade e se foram utilizadas telas de material adequado, na etapa e no método adequado para esse tipo de substrato. Poderia ter sido feito ensaios dessa argamassa, quanto a sua composição mineralógica, levando em consideração as reações álcali-agregado. Por se tratar de um produto desconhecido poderia ocorrer essas reações e em um ambiente favorável, na presença de umidade, gera expansões que podem comprometer a durabilidade dos revestimentos de argamassa devido à sua fissuração e desagregação.
CASO 3 - Corrosão das Armaduras dos Brises da Fachada de Edifício em Recife
A camada superficial do concreto apresenta características distintas do seu interior, de modo que a relação área/volume das peças estruturais define a superfície de exposição e o grau de interação com o meio ambiente. E ainda é estudada em laboratório a corrosão do aço em soluções aquosas alcalinas e, como resultado, negligenciam as possíveis interações da