Patologia do trabalho
RESUMO
As horas que passamos muitas vezes excessivas e exaustivas em nosso ambientes de trabalho, que nem sempre agradável, podem não somente nós trazer um salário no final do mês, mas também danos a nossa saúde. Trabalhar em ambientes desconfortável, nocivos ou perigosos, que nós põem todos os dias fronte a situações de pressão, angustia e estresse, pode influenciar e trazer grandes dados físicos e psicológicos a nossa saúde. Nos tempo atuais precisamos lidar com o estresse causado pelo nosso trabalho e também com situações de estresse normais do dia a dia.
Palavras-chave: Trabalho. Doenças. Estresse.
1 INTRODUÇÃO
Os ambientes de trabalho se modificaram e se modificam com o avanço das tecnologias e é preciso que os funcionários tenham grande flexibilidade para se readaptar a essas rápidas mudanças de ambientes. Mas muitas vezes ambientes de trabalho desconfortável de alta pressão ou grande repetitividade, pode causar dano à saúde física ou psicológica do funcionário e baixa produtividade para as empresas. Sustentar a qualidade de vida não é uma tarefa fácil, pois o dia-a-dia apresenta vários fatores de estresse que afetam de maneira negativa o ser humano tanto física quanto psicologicamente.
2 CONCEITO DE PATOLOGIA DO TRABALHO
Normalmente quando se fala em patologia do trabalho logo nos vem à mente pessoas que sofreram algum dano físico, como os sofridos por exposição a ruídos por grande período, efeitos orgânicos causados por exposição ao frio ou calor ou então danos causados por contato ou exposição a substâncias tóxicas. No significado popular e segundo o dicionário, patologia significa doença ou desvio em relação ao que é considerado normal e que constitui doença. Patologia em relação ao trabalho pode ser considerada como dor física, angustia, aflição, prejuízo, estrago, deterioração ou dano à saúde física ou psicológica (MENDES 2005, p.48 - 49).
... A saúde pode ser lesada não apenas pela presença de fatores