Pato - mergulhão
Nome científico: Mergus octosetaceus
Nome popular: Pato-mergulhão.
Área de incidência: Ave tipicamente brasileira (devido a sua extinção em lugares como Paraguai e Argentina); tem uma maior incidência no bioma do cerrado e pode ser encontrada também nas áreas onde encontram-se resquícios de Mata Atlântica. Ela pode ser encontrada nos seguintes estados: Bahia, Góias, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Paraná.
Tamanho da população: Há um aumento populacional, como pode ser observado nos registros mais recentes do Brasil, porém, o número geral de sua população ainda é muito baixo (o número de aves maduras, ou seja, prontas para reproduzirem, chega a mais ou menos 250 aves e depende diretamente da região onde se encontra).
Extensão de suas áreas de distribuição: O pato-mergulhão encontra-se principalmente na Serra da Canastra em Minas Gerais (onde situam-se cerca de 70 a 100 territórios dessa espécie com 140 a 200 indivíduos), a minoria está localizada na região centro-sul do país, onde a populacão é quase inexistente, em Goiás há um significativo número dessa população, com aproximadamente 50 indivíduos, e, nas regiões de Mata Atlântica a população do pato-mergulhão é quase extinta, devido as atividades econômicas que são encontradas na região.
Classificação de risco de acordo com os critérios da IUCN: CR (criticamente ameaçada).
Conclusão: A classificação utilizada nesse presente estudo foi baseada de acordo com a área de ocupação dessa espécie, o tamanho da população e a região em que ela é encontrada que favorece ao desaparecimento dos indivíduos. A região do sudeste, onde encontra-se os resquícios da Mata Atlântica, e