Cerrado - Um bioma em extinção
O Cerrado é um bioma do tipo biócoro savana que ocorre no Brasil, constituindo-se num dos seis grandes biomas brasileiros.
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, estendendo-se por uma área de mais de dois milhões de km², abrangendo oito estados do Brasil Central: Goiás, Minas Geras, Bahia, Maranhão, Piauí, Mato Grosso do Sul, Tocantins e o Distrito Federal, o que equivale à soma das áreas da Espanha, França, Alemanha, Itália e Inglaterra. Abriga nascentes da bacia Platina, Amazônica e São Francisco, por isso é considerado o “berço das águas”.
O Cerrado é uma das regiões com maior biodiversidade do planeta, embora menor que a floresta Amazônica. Pouco afetado até a década de 60, está desde então crescentemente ameaçado, principalmente os cerradões (ecossistema),seja pela instalação de cidades e rodovias, seja pelo crescimento de monoculturas (soja, arroz), a carvoaria e o desmatamento causado pela atividade mineradora e madeireira e por frequentes queimadas, devido às altas temperaturas e baixa umidade.
Nas regiões onde o Cerrado predomina, o clima é quente e há períodos de chuva e seca, com incêndios espontâneos, c om alguns anos de intervalo entre eles, ocorrendo período de seca. A vegetação, em sua maior parte, é semelhante à de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água-disponível nos solos do cerrado abaixo de dois metros de profundidade, mesmo durante a estação seca do inverno. 80% do Cerrado foram destruídas, em especial para a instalação de cidades e plantações, o que o torna um bioma muito mais ameaçado do que a Amazônia.
O Clima predominante é o tropical sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual é de 25°C, podendo chegar até 40°C na primavera. As mínimas registradas chegaram a 10°C ou até menos, nos meses de maio, junho e julho. A precipitação média anual fica entre 1200 a 1800 mm, sendo os meses de março e outubro os mais