patinagem de velocidade
Recreação e Lazer 2º ano
Docente: Pedro Rodrigues
Patinagem de Velocidade
Índice
1. Introdução 3
2. Origens da patinagem 4
3. Origem da patinagem de velocidade 6
4. Elaboração da unidade didática de iniciação à modalidade 7
4.1. Objetivos 7
4.2. Público-alvo 7
5. Recursos materiais da patinagem de velocidade 8
6. Conteúdos gerais 8
7. Conteúdos específicos 9
8. Erros mais comuns 9
9. Componentes críticas/indicadores de observação 10
10. Estratégias 12
11. Planos de aula 12
12. Avaliações 15
13. Conclusão 17
14. Bibliografia 18
1. Introdução
Neste trabalho iremos abordar a patinagem de velocidade. Iremos explicar a origem da patinagem e consequentemente da patinagem de velocidade, mais à frente iremos constatar que a patinagem de velocidade é uma progressão e cresce na patinagem.
Esta modalidade tem vindo a ganhar a sua importância ao longo dos anos e cada vez mais há escolas de formação para o ensino de jovens. Vamos apresentar uma unidade didática de iniciação à modalidade com os respetivos objetivos o público-alvo, os recursos materiais, os conteúdos gerais e específicos, as progressões pedagógicas e as estratégias.
Depois desta demostração vamos elaborar 8 planos de aula para iniciantes na modalidade e a sua própria avaliação.
2. Origens da Patinagem
Os patins de rodas, segundo alguns relatos, foram vistos em algumas gravuras curiosas em meados do século XVIII, onde apareciam diversas pessoas patinando com uma roda em cada pé. Estas rodas, de uns 25 centímetros de diâmetro, eram ‘’coladas’’/Juntadas ao calçado e formavam os primeiros e rudimentares patins.
Estes patins, porém, com estas rodas primitivas, parecidas com as rodas de uma bicicleta (de tamanho reduzido), evoluíram com o passar dos anos e surgiram as rodas metálicas de tamanho