Avanço e patinagem de trator
Na aula prática realizada no dia 17 de abril, no setor de mecanização agrícola, calculamos o avanço e a patinagem do trator, modelo TM135 marca New Holland. O avanço é a diferença entre o número de voltas da dianteira sem tração e com tração para 10 voltas completas da roda traseira medido em tratores 4x2 (TDA). O avanço é calculado da seguinte maneira:
Ao fazermos o experimento, obtivemos os seguintes valores:
N° de voltas sem tração
12,38
N° de voltas com tração
13,19
Quando colocamos na fórmula, obtivemos o seguinte resultado:
Os valores considerados ideais do avanço estão entre 1% e 5%. O valor que obtivemos está um pouco acima do ideal, isso quer dizer que teremos um maior desgaste dos pneus. Ao lastrar o trator, com lastros líquidos ou sólidos aumentando seu peso, modificamos a sua pressão interna dos pneus pode se chegar à uma solução mais vantajosa para diferentes operações de campo. A alteração dessas configurações causa uma mudança no avanço do trator. A relação entre os eixos do trator depende de dois fatores, primeiro: da relação de velocidade entre os eixos dianteiro e traseiro, e segundo: dos raios de rolamento das rodas dianteiras e traseiras do trator.
DETERMINAÇÃO DA PATINAGEM DO TRATOR A patinagem é o movimento relativo na direção de deslocamento, na superfície mútua de contato de rodado de tração ou de transporte e a superfície de apoio. Depende de vários fatores como: Condição do solo (solo solto ou firme); Condição do pneu (novo ou gasto, calibração); Condição da distribuição de peso no trator (lastro, tipo de trator); Carga no sistema de engate de três pontos ou na barra de tração. O experimento da patinagem foi feito da seguinte maneira: foi acoplado no trator um subsolador (5 hastes) e foi medido o número de voltas do pneu traseiro e a duração que ele levou para percorrer determinado trajeto. Medimos com o trator sem carga (com o equipamento sem o contato no solo), com