Pastor
Creio que a solução para muitos dos problemas emocionais que vivemos reside no ato de perdoarmos àqueles que nos ofenderam. O perdão é a chave para a cura interior. A falta de perdão nos aprisiona no passado e adoece o nosso presente, nos impedindo de viver uma vida plena, e acabamos por não desfrutar de relacionamentos plenos em nossa vida com outras pessoas. A falta de perdão é a somatória de vários sentimentos maléficos como: ódio, incompreensão, rejeição, desamor, estupro, abuso sexual, maltrato, traição, critica, calunias, coisas que por vezes aconteceram conosco mesmo quando crianças e ficaram gravadas, tornaram-se feridas em nossa alma. Estão presas em nosso inconsciente.
FRASE
Quando não perdoamos um pecado cometido contra nós, carregamos conosco aquele erro, e assim acabamos repetindo com outros a mesma falha ( estupro, traição, mentiras...).
EXEMPLOS
- Vírus da AIDS, que demora 5 anos para manifestar-se, mas ele esta no organismo - Tanque do TEXAS - Vulcão tapado com uma grande pedra, mais hora, ou menos hora, isto vai explodir
Assim são as pessoas que dizem não ter nada contra o outro e mascara a dor, o sofrimento, tem medo de reviver tudo aquilo que aconteceu no passado, e ai usa termos e jargões populares dizendo que não sente mágoa, ou ressentimento, mas lá no fundo ainda esta uma ferida aberta. ( Is 1.5,6 . Quando agimos assim nós inviabilizamos a cura de Deus no nosso interior. Pior que encobrir que há problemas interiores é negar a existência deles. Como é que sei se tenho ou não uma ferida no meu interior, na minha alma?
- quando ainda há dor - quando falo sobre o assunto ainda sinto raiva, ódio - quando vivo comentando sobre o mesmo assunto - quando não consigo olhar, ou conversar com a pessoa que me ofendeu ou magoou
O QUE NÃO É PERDÃO?
A) Não é