Pastor
A
Necessidade Universal por: pedro garcia
Todo o ser humano precisa de crer no evangelho de
Jesus Cristo. Esta é a palavra anunciada por Paulo em
Romanos 1:16 e defendida nos capítulos seguintes.
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.”
O Evangelho é para Todos
Nesse versículo chave, encontramos vários pontos essenciais para compreender o propósito eterno de Deus para a nossa salvação: - O evangelho é o poder de Deus. A mensagem pregada por Paulo e outros, no primeiro século, não foi invenção do homem. Veio de Deus como o meio escolhido para salvar pecadores.
- A salvação é para aqueles que crêem.
Embora o evangelho inclua mandamentos para serem obedecidos (2 Tessalonicenses 1:8; 1 Pedro 4:17), ele não é um sistema de justificação por obras da lei. O contraste que Paulo introduz aqui é entre a lei e fé. Nenhuma lei salvou um pecador. A salvação vem pela fé.
- Para judeus e gentios. Deus trabalhou através da nação judaica para cumprir as suas promessas e a pregação do evangelho começou entre os descendentes de
Abraão. Mas, o evangelho e a salvação que ele oferece são acessíveis a todos.
A Ira de Deus contra o Pecado
O resto do primeiro capítulo mostra o motivo de Deus em ficar irado com o pecado do homem. Note os pontos principais nesta passagem:
Deus revela-se. A vontade dele revela-se através da
Sua Palavra nas Escrituras, mas o carácter e o poder de
Deus revelam-se pelas obras da criação (17-20). Este facto traz uma responsabilidade sobre todos, é a de buscar a Deus, e deixa os desobedientes sem desculpa.
* Um erro leva a outros. Uma vez que o homem nega a existência de
Deus ou perverte a verdade sobre a natureza do Criador, outros pecados brotam dessas raízes (21-25).
Pessoas impressionadas com a sua própria inteligência e capacidade de raciocinar inventam deuses feitos à imagem dos homens, ou até