Pastor
A neurose é uma psicopatologia que dependendo do seu grau pode perturbar o doente ate mesmo o deixando insociável na fase avançada da doença. O problema é que um neurótico mesmo reconhecendo o ser, não gosta de buscar ajuda e dificilmente confia em algum. Seus comportamentos quase sempre são para justificar suas atitudes, sendo ele certo e todos ao seu redor errados. Mas todo neurótico sofre por não saber lidar com esta fuga da normalidade que se caracteriza pelos extremos por ele vividos. Quando o neurótico é tratado com intervenção de medicamentos ou através de métodos psicanalíticos diretos (ajuda profissional) ou indireto através de alguma pessoa ou até mesmo um animal que conseguiu conquistar sua confiança e assim consegui o confrontar com sua realidade (No filme “Melhor é impossível” Melwin se envolve emocionalmente com o cachorro e com a garçonete que contribuíram em partes para sua reabilitação) ou também o conjunto dos três componentes ajuda profissional, pessoas, e medicamentos.
O filme “Melhor é impossível” conta a historia de um homem, Melwin que é portador da neurose obsessiva compulsiva. E do inicio ao final do filme conseguimos identificar traços desta doença. Quando ao sair de seu apartamento, encontra com um cachorro no saguão do elevador do prédio em que mora tenta impedir que o mesmo faça xixi no chão e nesta tentativa recebe uma urinada na roupa o que o faz tomar a atitude de jogar o cachorro na lata de lixo. ( Os portadores NOC tem dificuldade de lidar com o inesperado).
Logo ele irrita o vizinho e quando confrontado agi dissimuladamente como se não tive-se culpa ou não tenha feito algo de errado. Está cena se repete varias vezes no filme sempre que ele fala alguma palavra que magoa ou ofende algum agi como se nada tive-se acontecido. (normalmente o portador da NOC quer ter o controle de toda situação)
Ele tem alguns hábitos repetitivos como por exemplo fechar a porta e desnecessariamente conferir se esta trancada