Pastor
Escrito por Patrick Zukeran
Este artigo também está disponível em espanhol .
Entendimento Arqueologia
O cristianismo é uma fé histórica baseada em eventos reais registrados na Bíblia. A arqueologia tem, portanto, desempenhou um papel fundamental nos estudos bíblicos e apologética cristã de várias maneiras.
Em primeiro lugar, a arqueologia tem confirmado a exatidão histórica da Bíblia. Foi verificado muitos locais antigos, civilizações e personagens bíblicos, cuja existência foi questionada pelo mundo acadêmico e, muitas vezes descartados como mitos. A arqueologia bíblica tem silenciado muitos críticos como novas descobertas apoiou os fatos da Bíblia.
Em segundo lugar, a arqueologia nos ajuda a melhorar nossa compreensão da Bíblia.Apesar de não ter os escritos originais dos autores, milhares de manuscritos antigos afirmar que temos uma transmissão exata dos textos originais. {1} Arqueologia também pode nos ajudar a entender com mais precisão as nuances e usos de palavras bíblicas como eram usados em seu dia.
Em terceiro lugar, a arqueologia ajuda a ilustrar e explicar passagens da Bíblia. Os eventos da Bíblia ocorreu em um determinado momento, em uma cultura particular, influenciado por uma estrutura social e política particular. A arqueologia nos dá insights sobre essas áreas. Arqueologia também ajuda a complementar temas não abrangidos na Bíblia. Muito do que sabemos sobre as religiões pagãs e do período intertestamentário vem da pesquisa arqueológica.
Ao chegarmos a este estudo, devemos ter em mente os limites da arqueologia. Em primeiro lugar, isso não prova a inspiração divina da Bíblia. Ele só pode confirmar a veracidade dos fatos. Em segundo lugar, ao contrário de outros campos da ciência, a arqueologia não pode recriar o processo em estudo. Os arqueólogos devem estudar e interpretar a evidência deixada para trás. Todas as conclusões devem permitir a revisão e reinterpretação baseado em novas