Pastor e Missionário
1. INTRUDUÇÃO: O QUE É PLATONISMO CRISTÃO E PLATONISMO
O que dizer do platonismo na medida em que lhe foi sobreposto o adjetivo cristão? Foi a partir do século I, por obra de helenistas convertidos ao cristianismo, que se deu esse tipo de sobreposição. Ela foi feita sobretudo em função de dois objetivos: primeiro, dar à doutrina cristã um status filosófico; segundo, transformá-la numa doutrina aceita pelos intelectuais (ou seja helenistas) da época.
Ao recorrer à filosofia, os novos helenistas convertidos, tais como, Clemente de Alexandria, Orígenes, evidenciaram várias "convergências" entre a doutrina cristã e as doutrinas filosóficas. Foi por causa dessas convergências que eles se viram impulsionados a se adiantar ainda mais no território filosófico. Em geral, eles se serviram bem mais de Platão do que de Aristóteles.
2. CLEMENTE DE ALEXANDRIA
Clemente de Alexandria buscava na filosofia grega, mas só a encontrou no cristianismo. Tendo sido instruído por Pantaeno, importante professor cristão. Clemente alcançou seus ideais de vida na vivência cristã. Em seus trabalhos, explora de forma graciosa e preciosa o Logos de Deus. Clemente de Alexandria também usou a filosofia platônica para explicar a teologia.
Nascido em 150 d.C, provavelmente em Atenas, Grécia, Clemente de Alexandria foi instruído na filosofia grega. Ao se tornar cristão, foi para Alexandria onde foi ensinado por Pantaeno. Clemente de Alexandria tanto se aperfeiçoou na doutrina cristã que veio a suceder Panteano após sua morte, por volta do ano 190. Clemente de Alexandria é criticado por alguns por ter fundido a filosofia grega (platônica) com o Cristianismo para explicar as doutrinas cristãs. Seus principais obras sobre a perfeição cristã: Protrepticus – uma exortação aos gregos, no qual ele tenta desviá-los da adoração de ídolos e deuses; Peedagogus (o instrutor – material de inspiração inigualável) – onde ele apresenta o Logos como a mente de Deus,