PASSOS PARA UMA BOA AN LISE SINT TICA
1- Verificar se o elemento (palavra, expressão ou oração) a ser analisado pode ou não ser retirado da frase sem comprometer a sua significação.
Exemplo:
1) João precisa de dinheiro para comprar pão. de dinheiro – tal expressão não pode ser retirada, pois tornaria a sentença sem sentido: João precisa para comprar pão (????). para comprar pão – a expressão pode ser retirada, sem que a sentença perca seu sentido: João precisa de dinheiro.
2- Se o elemento puder ser retirado, proceda de acordo com os itens marcados com a letra a; se o elemento não puder ser retirado, proceda de acordo com os itens marcados com a letra b.
3.a- Ver se o elemento constitui um chamamento que identifica um ser. Se for um chamamento, será um vocativo (do latim vocare = chamar).
Exemplo:
2) André, venha cá!
André – pode ser retirado e constitui um chamamento, portanto é um vocativo.
3) Benzinho, vamos!
Benzinho – pode ser retirado e constitui um chamamento, portanto é um vocativo.
4.a- Se não for um chamamento, verificar se o termo está redefinindo um termo já apresentado. Se estiver, será um aposto.
Exemplos:
4) Carlos, meu irmão, é médico. meu irmão – está redefinindo o termo Carlos, já apresentado, portanto é um aposto. 5) Bené, um tremendo pilantra, deu golpe até no irmão. um tremendo pilantra – está redefinindo o termo Bené, já apresenta- tado, portanto é um aposto.
5.a- Se não estiver redefinindo um outro termo, verificar se o termo analisado é parte de um outro termo. Se for parte de um outro termo, será um adjunto adnominal.
Exemplo:
6) A casa de Irene é muito animada. de Irene – por ser parte do termo a casa e poder ser retirado, é um adjunto adnominal.
7) Você tem uma boca grande, vai comer a minha galinha. grande e minha – por serem partes de outros termos, respectivamente uma boca e a galinha, são adjuntos adnominais.
6.a- Se o termo puder ser retirado e não for nenhum dos termos acima descritos,