PASSO A PASSO BALANÇO PATRIMONIAL
O balanço patrimonial de uma empresa é uma parte muito importante do planejamento financeiro. Veja as dicas para acertar nos cálculos
Fazer balanço patrimonial é uma demonstração que determina se a empresa continua sendo lucrativa ou não. A atividade do balanço demonstra a posição atual da empresa nos negócios, dentro do período aferido, que em muitos casos pode ser trimestral, semestral ou anual.
O balanço é composto pelo cálculo oriundo da relação dos ativos e passivos, encontrando o patrimônio líquido da empresa que é a diferença entre ativos e passivos.
É através do balanço patrimonial que os administradores e gestores financeiros avaliam a situação econômico-financeira de uma empresa. O balanço ajuda os gestores a identificarem e analisarem tendências, particularmente na área de contas a receber e contas a pagar.
Vamos entender os componentes do balanço patrimonial e como calculá-lo dentro da sua organização.
Os ativos
Os ativos são divididos em ativos circulantes e de longo prazo, para refletir a facilidade de liquidação de cada ativo. Por razões óbvias, nesse caso, o dinheiro é a maneira mais líquida de todos os ativos.
Realizáveis de longo prazo, como imóveis ou equipamentos são menos propensos a serem vendidos facilmente e têm menos chances de serem convertidos rapidamente em um ativo circulante como o dinheiro. Fazer balanço patrimonial.
Ativo circulante:
Os ativos circulantes são aqueles que podem ser convertidos facilmente em dinheiro, dentro de um ano calendário, ou período de apuração.
Dinheiro
Aqui listamos o dinheiro que está disponível para a empresa imediatamente, como conta corrente, poupança ou outras fontes.
Contas a receber
Esse é o dinheiro devido à empresa pelas compras feitas pelos clientes, fornecedores e parceiros de negócios.
Notas recebíveis
As notas recebíveis são os recebíveis que são devidos à empresa dentro de um ano, dos ativos circulantes. Eles não podem