Passo 3 - ATPS Energia e meio Ambiente
Descrever outras fontes de energia (alternativas) utilizadas na agricultura e o seu impacto sobre o meio ambiente.
Energia Solar
A energia solar pode ser amplamente utilizada na propriedade para o aquecimento de água, iluminação, secagem de sementes ou desidratação de alimentos.
Embora muito positivo, o impacto ambiental da energia solar pode ser sutil e seu efeito geral deve ser cuidadosamente considerado, a medida que nossos esforços para explorar o seu potencial de mudança se intensificam. Temos como exemplo :
Componentes – O uso do silício ( em determinadas células fotovoltaicas) e também o uso do Cádmio , que mesmo sendo utilizado em pequena quantidade, é extremamente tóxico e se não for corretamente controlado , pode ocorrer de se acumular em determinado ecossistema.
Poluentes gerados no processo de construção e transporte de suas peças.
Energia através da Biomassa
A energia à base de biomassa (resíduos da produção industrial) também tem seu papel como fonte complementar. A bioetericidade gerada a partir do bagaço da cana-de-açúcar, por exemplo, vem apresentando bons resultados nas principais regiões produtoras no país. Por não ter emitir dióxido de carbono , é extremamente barata e suas cinzas menos agressivas para o meio ambiente. Tornando ela assim altamente viável e a resposta às variações de procura é elevada.
Seus impactos ambientais são:
Desmatamento de áreas de florestas, além da destruição de habitats;
Possui um menor poder calorífico quando comparado com outros combustíveis;
Os bicombustíveis líquidos contribuem para a formação de chuvas ácidas;
Dificuldades no transporte e no armazenamento de biomassa sólida.
Energia Eólica.
Defendida como uma fonte de energia limpa e renovável, a energia eólica é comumente obtida em parques eólicos com a utilização de grandes aerogeradores.
Suas vantagens estão voltadas por ser uma energia inesgotável, não emite gases poluentes e nem geram resíduos, gera