passivo
Ativo é um conjunto de bens ou direitos da entidade, que trazem ganhos para a empresa e no qual ela tem controle. Podem ser classificados como ativos: estoques, máquinas, prédios, títulos a receber, etc.
O benefício econômico futuro de um ativo é que pode contribuir para o fluxo de caixa, acrescentando valores, produzindo bens ou serviços necessários para suprir as necessidades dos clientes, ou reduzindo saídas, no caso de investimentos em processos que reduzam custos. Também podem ser trocados por outros ativos e para liquidar passivos.
Existe também, a possibilidade de que bens que não são de propriedade da empresa, eventualmente serem classificados como ativo, um exemplo disto são os bens sob leasing.
As empresas geralmente adquirem ativos através de compra ou produção, resultantes de transações passadas, mas pode-se também gerar ativos através de doações, ou da forma não física, como marcas e patentes. Só poderão incorporar algo ao seu ativo, através de valores originados no seu passivo e patrimônio líquido. Para que algo possa ser considerado um ativo, é necessário que ele cumpra quatro requisitos: constituir bem ou direito para a empresa, ser de propriedade, posse ou controle da sociedade, ser mensurável monetariamente e trazer benefícios (ou expectativa de benefícios) para a empresa. O dinheiro é o ativo por excelência, pois é o meio de troca da economia e sua liquidez é plena.
As contas deste grupo não se encerram com a apuração do resultado do exercício e podem ser debitadas ou creditadas, sendo o saldo sempre devedor (com exceção das Contas redutoras do ativo).
O Ativo se divide em duas partes: Ativo Circulante e Ativo Não Circulante.
ATIVO
Circulante
Não Circulante
TOTAL ATIVO $
Ativo Circulante
O Ativo Circulante agrupa dinheiro e tudo o que será transformado em dinheiro rapidamente. São contas que estão constantemente em giro, movimento, circulação.
Neste grupo