Passivo Circulante
TRABALHO DISCIPLINA INTERMEDIÁRIA II - PASSIVO CIRCULANTE
Adriana Lopes
Santa Cruz do Sul, 10 de junho de 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. PASSIVO CIRCULANTE 4
3. CONCLUSÃO 6
4. BIBLIOGRAFIA: 7
1. INTRODUÇÃO
O passivo evidencia toda a obrigação que a empresa tem com terceiros: contas a pagar, fornecedores, impostos, financiamentos, empréstimos, etc. No passivo as obrigações figuram obedecendo ao grau de exigibilidade, sendo assim subdivididos nos seguintes subgrupos: Passivo Circulante (onde serão registradas as obrigações que serão exigidas dentro de um exercício social); Passivo Exigível a Longo Prazo(onde serão registradas as obrigações que serão exigíveis após um exercício social); Patrimônio Líquido (onde serão registrados os capitais investidos pelos proprietários ou investidores, acrescidos de lucros ou diminuídos dos prejuízos gerados pela gestão).
Este trabalho apresenta uma abordagem no tema Passivo Circulante, destacando seus pontos principais e suas características, explicando de forma simples suas noções básicas.
2. PASSIVO CIRCULANTE
No passivo as obrigações figuram obedecendo ao grau de exigibilidade. Segundo Canning, uma exigibilidade é um serviço, avaliável em dinheiro que um proprietário é obrigado a prestar por uma norma legal ou equitativa para uma segunda pessoa ou conjunto de pessoas, desde que não seja uma compensação incondicional por serviços específicos de igual ou maior valor monetário devidos por esta segunda pessoa ao proprietário.
O passivo circulante é uma das subcontas do passivo, que compõem o Balanço Patrimonial das empresas, é tratado como obrigações e compromissos presentes ou futuros de uma determinada entidade.
No Passivo Circulante são agrupadas as contas representativas de obrigações constituídas pela entidade e cujos vencimentos se darão ao exercício social seguinte, isto é,