Passagens: teoria e técnica da relação interpsíquica
Psicanalista Italiano que batalha contra a simplificação dos conceitos psicanalíticos
Conhecido principalmente pelo conceito de empatia:
Empatia é o resultado de uma experiência de contato emocional efetivo propiciador de uma clareza representacional, comum a dois.
Conceito profundo e complexo
Paradigmático
Complexidade (funcional e estrutural) e o inominável a priori
Propõe um aprofundamento e uma crítica ao conceito de rêverie introduzido por Bion _ problematizando a questão das representações, dos símbolos e dos processos de construções de significado. No cotidiano da clinica analítica.
Stefano usa a metáfora: “psicossexualidade da mucosa intercorporal e interpsíquica” (tipo de tecido com propriedades interativas ilustrativas...) sugere modos de relação entre as mentes do paciente e do analista, que esclarecem muito daquilo que acontece na clínica.
...controvérsias, implica ampliaçãoes e reformulações do conceito de contratransferência assim como sugere um mecanismo subjascente ao modus operandi da rêrverie.
...caracteriza a prática da análise como algo muito difícil de se exercer... exige... para que possamos trabalhar de maneira não erotizada num contexto de um contato mental muito íntimo, de um verdadeiro acoplamento emocional... vividos como longínquos e impossíveis.
Introdução
Primeira parte
1) Os objetos de Freud
Pluralidade e complexidade no mundo interno e no “Self de trabalho” do analista
“um mundo feito de objetos externos/internos e, portanto, ao mesmo tempo fonte de consolo e de inspiração numa zona de fantasia intermediária, potencialmente criativa.
O sintoma dessa área de sombra (área cinza) é precisamente a incapacidade para o intercâmbio com “o outro eu”, inconcientemente temido, como perigoso e muito perturbador
É o pré-cs que passa por cima das barreiras e proselitismos totais, bypassando
O pré-cs é um interlocutor totalmente respeitável_ tem uma imprevista e uma imprescindível