Passagem para o século XX
- Desvalorização do ideais liberais e democrático, um ressentimento social e político profundo, principalmente na Itália e Alemanha;
- Fortalecimento do nacionalismo principalmente na Itália e Alemanha, chegando ao nível de xenofobia;
- Emergência dos EUA como potência mundial em virtude de seu mercado expansivo mediante o declínio europeu.
Cerca de dez milhões pessoas morreram com faixa etária entre 20 e 40 anos. A I Guerra Mundial mobilizou cerca de 65 milhões de homens nos conflitos.
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/crise_1929.htm
História da Crise de 29: contexto histórico
Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
Causas da crise
Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de