Parábola
Definição do gráfico da função quadrática
A parábola é uma seção cónica, ou seja, é o conjunto dos pontos do plano, equidistantes de um ponto fixo (foco) e de uma reta que não contem esse ponto (diretriz).
Figura 1: Cone seccionado pelo plano α, paralelo a sua geratriz d
Neste caso, é a curva que resulta do corte de uma superfície cónica por um plano paralelo a uma das geratrizes.
A parábola é uma curva simétrica contendo um eixo de simetria que passa pelo vértice. Como demonstra a figura 2.
Figura 2: Parábola com seu eixo de simetria
Algumas aplicações das parábolas
Há várias situações na vida real em que a configuração do arco parábola está presente, tanto na Natureza, como nas comunicações, como na arquitetura, como em muitas outras áreas.
Faróis de carro: Neste caso podemos ter acesso às propriedades óticas da parábola, uma vez que, a lâmpada do farol é colocada no foco da superfície parabólica
Fornos solares: Estes fornos são utilizados na conversão térmica da radiação solar, onde a parábola exerce a função de refletor – espelho côncavo.
Antenas parabólicas: Com o conhecimento da definição de parábola, consegue-se compreender melhor a relação existente entre a forma geométrica da parábola e a “incidência de raios paralelos sobre a superfície côncava”. (Comunicações)
Pontes Suspensas: Utilizadas na engenharia, na construção de pontes estáveis e económicas, sendo que todas elas são de formato parabólico. (Arquitetura)
Bibliografia
http://www.colegioweb.com.br/matematica/parabola.html http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/673-4.pdf Nadine Amaral, nº24