Parto
Origem e Evolução ao longo da História
A curiosidade humana sobre si mesmo, seus desejos, seus anseios, sua necessidades vem desde o inicio da humanidade. Em todas as sociedades existiam homens que observaram homens, houve até algumas teorias sobre o homem .Esse anseio do saber ,do conhecer o homem se deu em todos os grupamentos humanas,Ásia, África, América,Oceania ou Europa.Porém o projeto de se fundar uma ciência para estudar o homem ,uma antropologia é muito recente .Apenas no final do século XVIII é que começou a se constituir um saber científico sobre o homem .É nessa época que se aplica pela primeira vez os métodos científicos ao próprio homem utilizado até então na área física ou da biologia.
Um pensamento que até então tinha sido mitológico, artístico, teológico, filosófico, mas nunca científico em respeito ao homem.
Porém nessa época o estudo surge apenas em uma pequena região do mundo, a Europa, o que só a partir da segunda metade do século XIX com a exploração dos outros continentes, passa a estudar essas populações, sua vida em sociedade, seus costumes e cultura. Essa sociedades longínquas estudadas pelos primeiros antropólogos de distancias geográficas remotas, são sociedades de dimensões restritas que tiveram pouco contato com grupos vizinhos , cuja tecnologia é pouco desenvolvida em relação a nossa ,nos quais há uma menor especialização das atividades e funções sociais ,conhecida como “simples”.
Á antropologia então é atribuída como objeto de estudo as populações que não pertence a civilização ocidental.
Então no inicio do século XX a antropologia percebe que o objeto empírico de seus estudos (sociedade “primitiva) está desaparecendo, pois nem o universo dos selvagens é poupado pela evolução social.Nesse ponto então a antropologia descobre que a necessidade de estudar o homem não é só de um grupamento ou de uma sociedade específica , mas sim de estudar o homem como um todo por inteiro em todas as sociedades sobre