Parto cirúrgico
Centro de Ciências da Saúde
Fonoaudiologia
Biologia do Desenvolvimento
Profª Drª. Patrícia Marques Lima P. Aquino
PARTO CIRÚRGICO
Discente: Período: 1
João Pessoa – PB
Junho/2011
Introdução
A palavra parto vem do latim Partiritio que significa dores do nascimento. O parto é o processo do nascimento durante o qual o feto, a placenta e membranas fetais são expelidos do trato reprodutor materno.
O trabalho de parto é a sequência de contrações uterinas involuntárias, que levam a dilatação da cérvice e à saída do feto e placenta do útero.
A ciência médica do nascimento é a obstetrícia e o médico especializado no atendimento ao parto é o obstetra. Entretanto, existem outros profissionais habilitados na assistência ao parto normal, a obstetriz (parteira) e a/o enfermeira (o) obstetra.
A cesariana é uma técnica cirúrgica para partos. É feita através de um corte na pele acima da linha dos pêlos púbicos, onde abre-se a parede abdominal e, depois, a parede uterina. O corte pode ser transversal ou longitudinal, sendo o transversal mais utilizado ultimamente. Dessa forma o procedimento cirúrgico procede pela incisão da pele e sucessivamente do tecido subcutâneo, da aponeurose dos músculos reto abdominais, com posterior abertura do peritônio parietal, peritônio visceral e a parede uterina. O próximo tempo é a extração do feto, seguida da retirada da placenta e revisão da cavidade uterina. São então suturados os planos anteriormente incisados.
Não é uma prática recomendada por profissionais da área da saúde. Por isso a indicação é feita quando o trabalho de parto está progredindo lentamente, quando há um sofrimento fetal agudo, quando há desproporções entre o tamanho do feto e da bacia óssea materna, quando ocorre gestação de alto risco, entre outros.
Vantagens da cirurgia cesárea * O nascimento é menos demorado; * Preservação do aparelho genital; * Mãe pode decidir quando será o nascimento; * É