PARTIDO COMUNISTA
(...) a nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classe. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletário (p.02)
(...) a burguesia colocou uma exploração aberta, cínica, direta e brutal (p.03)
A burguesia suprime cada vez mais a dispersão dos meios de produção, da propriedade e da população. (...) centralizou os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos (p.04)
Com o desenvolvimento da burguesia,isto é do capital,desenvolve-se também o proletariado,a classe dos operários modernos,que só podem viver se encontrarem trabalho,e que só encontram trabalho na medida em que este aumenta o capital (p.5)
Todos os movimentos históricos têm sido, até hoje, movimentos de minorias ou em proveito de minorias.o movimento proletariado é o movimento independente da imensa maioria em proveito da imensa maioria (p.07)
A sociedade não pode mais existir sob sua dominação, o que quer dizer que a existência da burguesia é, doravante, incompatível com a da sociedade. (p.08)
O progresso da indústria, de que a burguesia é agente passivo e inconsciente, substitui o isolamento dos operários, resultante de sua competição, por sua união revolucionária mediante a associação. (p.8)
A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros (p.8)
Proletários e comunistas
O que caracteriza o comunismo não é a abolição da propriedade em geral, mas a abolição da propriedade burguesa (p.09)
Na sociedade burguesa, o passado domina o presente; na sociedade comunista é o presente que domina o passado. (p.10)
Horrorizai-vos porque queremos abolir a propriedade privada. Mas em vossa sociedade a propriedade
Privada está abolida para nove décimos de seus membros. E é precisamente porque não existe para estes
Nove décimos que ela existe para vós. Acusai-nos, portanto, de querer abolir uma forma de propriedade
Que só