Partido Comunista
O Manifesto do Partido Comunista é o divisor de águas que fez a humanidade caminhar,na busca da solução de problemas como a exploração do trabalho e a miséria.
O manifesto Comunista é um conjunto afirmativo de ideias,de “verdades” em que os revolucionários da época acreditavam,por terem,segundo eles elementos científicos,um tanto economicistas,para a compreensão das transformações sócias.Nesse sentido o manifesto se tornou mais um monumento do que um documento,determinante,forte de letras,palavras que queriam ter o poder de uma arma para mudar o mundo,colocando no lugar da velha sociedade burguesa um sistema no qual o livre desenvolvimento de cada membro é a condição para o desenvolvimento de todos. O manifesto faz duras criticas ao modo de produção capitalista e à fora como a sociedade se estruturou através dele.Busca organizar o proletariado como classe social capaz de reverter sua precária situação e descreve os vários tipos de pensamento comunista,assim como os princípios do socialismo cientifica. Nessa pequena e famosa introdução Karl Marx e Friedrich Engels expõe o modo como, segundo eles, o comunismo é debatido e encarado na Europa nesse fim da primeira metade do século XIX, onde potências e grupos de diversas nacionalidades unem-se para fazer frente a esse espectro.
Essa oposição ferrenha leva os autores a duas conclusões. A primeira é o fato de que essa forte oposição só acontece graças à noção de que o comunismo já se tornou uma realidade de força relevante no mundo. E a segunda é acreditar que graças a essa força é hora dos comunistas se lançarem a luta levando para o mundo suas ideias.
Burgueses e Proletários Os autores iniciam demonstrando que para eles o desenvolvimento da história se deu através da luta de classe através do tempo. A grande diferença reside no fato de que a sociedade burguesa divide cada vez mais a sociedade em apenas duas classes opostas a burguesia e o proletário.
A classe burguesa