Particulados
A disciplina de operações unitária trata de diversos sistemas, operações e equipamentos nos quais há a participação de uma fase descontínua, composta por partículas sólidas, ou gotas de um líquido, quase sempre interagindo com uma fase gasosa ou líquida. A primeira das duas será denominada “fase particulada”, e a segunda de “fase contínua” ou “fluida”. Suas aplicações vão desde o controle da emissão de particulados para a atmosfera ao projeto de processos e de equipamentos comuns a diferentes indústrias de processamento químico.
Sólidos Particulados
É um material composto de materiais sólidos de tamanhos reduzidos (particulados). O tamanho pequeno das partículas pode ser uma característica natural do material ou pode ser devido a um processo prévio de fragmentação.
O conhecimento das propriedades dos sólidos particulados é fundamental para o estudo de muitas operações unitárias, sendo essas:
Redução do tamanho;
Fluidização;
Transporte Pneumático;
Centrifugação;
Decantação Sedimentação;
Filtração.
A caracterização dos sólidos particulados depende de duas propriedades, são elas:
Da natureza da partícula:
O tamanho, a forma, a dureza, a densidade, o calor específico e a condutividade.
Do leito poroso (sistema):
A densidade aparente da água, a área específica, a porosidade, o ângulo de talude. Neste caso a propriedade passa a ser uma característica do conjunto de partículas e não mais do sólido em si.
Granulometria
É o termo usado para caracterizar o tamanho das partículas de um material. Distinguem-se pelo tamanho, os mesmo são divididos em cinco categorias:
Pós - 1 μm até 0,5 mm
Sólidos granulares – 0,5 a 10 mm
Blocos pequenos – 1 a 5 cm
Blocos médios – 5 a 15 cm
Blocos grandes – maiores que 15 cm
A forma e composição das partículas são determinadas pelo sistema cristalino dos sólidos naturais e no caso dos produtos industriais pelo processo de fabricação. A forma é uma variável importante. Os parâmetros mais utilizados