Material particulado
MATERIAL PARTICULADO NA ATMOSFERA
Trabalho apresentado à professora
Juacyara
Por: Cíntia Azevedo
Jéssica Santos Gomes Neto
Novembro 2010
1) INTRODUÇÃO
Sob a denominação geral de Material Particulado se encontra um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. O tamanho das partículas está diretamente associado ao seu potencial para causar Problemas à saúde, sendo que quanto menores maiores os efeitos provocados.
O particulado pode também reduzir a visibilidade na atmosfera.
O particulado possui, em geral, tempo de permanência de dias a semanas na atmosfera. Pode ser, entretando, transportado a longas distâncias por correntes de ar favoráveis, interferindo na química e física da atmosfera não somente em escala local mas também em escala regional e até global.
2) FONTES
A origem do material particulado pode ser natural ou antrópica provenientes de fontes fixas (indústrias, usinas termoelétricas, incineradores de lixo, vulcões) e móveis (veículos automotores, trem, avião, embarcação marítima), sendo as mesmas subdivididas em fontes primárias ou secundárias. As principais fontes humanas de emissão de particulado para a atmosfera são: veículos automotores, processos industriais e queima de biomassa. Dentre os poluentes naturais, estão as cinzas e gases de emissões vulcânicas altamente tóxicas compostas principalmente de enxofre, partículas do solo ou gotículas de água salgada do mar, partículas e gases de incêndios florestais e os grãos de pólen. Os poluentes primários são aqueles liberados diretamente das fontes de emissão, como o dióxido de enxofre (SO2), o sulfeto de hidrogênio (H2S), os óxidos de nitrogênio (NOx), a amônia (NH3), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2) e