materiais particulados
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
SAÚDE AMBIENTAL
Aluno
GASES TÓXICOS E PARTÍCULAS EMITIDAS NA ATMOSFERA
DIVINÓPOLIS/MG
JUNHO/2015
Aluno
GASES TÓXICOS E PARTÍCULAS EMITIDAS NA ATMOSFERA
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Pitágoras – Campus Divinópolis/MG, como requisito parcial para obtenção de créditos na disciplina Saúde Ambiental, ministrada pelo professor Wilson Sousa.
DIVINÓPOLIS/MG
JUNHO/2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
PADRÕES DE QUALIDADE DO AR 7
MONÓXIDO DE CARBONO (CO) 9
DIÓXIDO DE ENXOFRE (SO2) 9
ÓXIDOS DE NITROGÊNIO (NOx) 10
HIDROCARBONETOS (HC) 10
MATERIAL PARTICULADO (MP) 11
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA 14
INTRODUÇÃO
A atmosfera é uma massa de gases onde permanentemente ocorrem reações químicas. Ela absorve uma variedade de sólidos, gases e líquidos provenientes de fontes naturais e industriais, que podem se dispersar, reagir entre si ou com outras substâncias já presentes na atmosfera.
As fontes de emissão de poluentes podem ser as mais variadas possíveis. Pode-se considerar dois tipos básicos de fontes poluição: específicas e múltiplas.
As fontes específicas são fixas em determinado território, ocupam na comunidade área relativamente limitada e permitem uma avaliação individual. As indústrias são exemplos de fontes específicas de poluição.
As fontes múltiplas podem ser fixas ou móveis, geralmente se dispersam pela comunidade, oferecendo grande dificuldade de serem avaliadas uma a uma. Um exemplo de fonte múltipla são os veículos automotores.
A quantidade e qualidade dos poluentes emitidos por este tipo de fonte dependem de vários fatores relacionados à fabricação. As matérias-primas e combustíveis