Participação no grupo
2 Na sociologia, considera-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim, como sentimentos de identidade grupal, desenvolvidos através do contato contínuo. Podemos ter grupos sociais como os de participação entre outros.
3 O complexo processo de interação humana exige de cada participante um determinado desenpenho, o qual variará de acordo com sua personalidade e dinâmica grupal, pois o indivíduo reagirá em função de suas necessidades motivacionais, sentimentos, crenças e valores. Desta forma, é usual pensar nos membros do grupo desempenhando apenas duas funções distintas: liderança e participação. Por conseguinte, grupo e contexto não podem ser ignorados na apreciação do papel desempenhado por membros de um grupo, em diversas circunstâncias.
4 liderança Nosso conhecimento de liderança é amplo e ao mesmo tempo deficiente para uma compreensão completa. Inicialmente ,devemos fazer uma distinção entre “líder” e “estilo de liderança”. Um líder é a pessoa no grupo a qual foi atribuida, formal ou informalmente, uma posição de responsabilidade para dirigir e coordenar as tarefas.
5 A maneira pela qual uma pessoa numa posição de líder influência as demais pessoas no grupo é chamada “estilo de liderança”. Com as caracteristicas pessoais podemos de certa forma, diferanciar os líderes de não líderes, mas seus resultados são inexpressivos para distinguir seguramente líderes de seguidores. Algumas características facilitam o desempenho do líder em determinadas circunstâncias, e não em outras, e que podem ser desenvolvidas para maior eficiência do seu desempenho. REFLEXÃO As pessoas nascem com o poder de influência pessoal, ou seja, nascem para ser lideres ou são condenados a ser seguidores a vida inteira.
6 estilos de liderança De acordo com a de liderança foram traçados estilos de liderança que refletem alguns padrões, cada uma