PARTE II
Tema 1: “O Modelo de Fronteiras Eficientes de Markowitz, embora tenha sido aperfeiçoado ao longo do tempo (após a década de 50) tem sua relevância por ter sido aquele que basicamente inaugurou toda a base da Teoria do Risco Retorno”.
Harry Markowitz e a Fronteira Eficiente
O termo Fronteira Eficiente advém dos estudos de Harry Markowitz sobre a relação entre retorno, risco e correlação dos ativos. As bases da alocação de ativos.
Considerado o pai da Moderna Teoria dos Portifólios, Harry Markowitz observou que o risco individual de um investimento não é tão importante como o conjunto de todos os investimentos de um portifólio.
Cada investimento possui um determinado risco e retorno esperado.
Porém, se adicionarmos vários investimentos em um portifólio, o risco e retorno esperado, atuando em conjunto, podem se mostrar mais eficientes do que em um investimento isolado. Este é o benefício da diversificação.
ALOCAÇÃO DE ATIVOS
Conclusão
A diversificação entre investimentos é importante para melhorar a relação risco/retorno do portfólio, deixando-o mais eficiente para se adequar melhor ao nosso perfil.
Tema 3: “O coeficiente de correlação mede o grau de diversificação de uma carteira. Da máxima diversificação possível à máxima correlação possível”.
A teoria de Markowitz De forma geral, a diversificação de uma carteira significa utilizar o potencial da relação dos ativos para minimizar o risco de um investimento em relação a investir em um único ativo. Em outras palavras, a diversificação permite que o investidor reduza o risco para um determinado nível de retorno. Em outras palavras, o autor demonstrou que, através da diversificação, é possível:
1. Escolher uma carteira com maior retorno dado um nível de risco;
2. Escolher uma carteira com menor risco dado um nível de retorno.
Considerando que o retorno da carteira é a soma do retorno dos ativos que a compõem ponderada pelos seus respectivos pesos na participação total desta