Parte escrita Til
Escrito por José de Alencar
3ºB
Joyce de Jesus Oliveira 22
Karina Triska Coza 24
Mariana Ramos do Amaral 32
Nathalia Almeida 34
Resumo da obra:
Besita, menina pobre e a mais desejada da região de Santa Barbara, se apaixona por Luis Galvão que também se apaixona por ela, mas ele não a pede em casamento pois era mulherengo e se importavam com o que os outros diziam sobre ela ser uma moça pobre e ele um homem rico. Todos os homens da cidade desejavam Besita, porém, o bugre Jão Fera a amava com todo coração, mas guardou isso em segredo por gratidão a Luis Galvão e sua família que o acolheu quando ele não tinha nada e nem ninguém. Certo dia, um outro fazendeiro chamado Ribeiro pede a mão de Besita em casamento. Sob influências de seu pai, ela se casa com ele. Mas, no dia do casamento, Ribeiro tem que fazer uma viagem de urgência para Itu, pois precisa resolver assuntos de herança pendentes por lá.
Passaram-se anos e Ribeiro não havia retornado, Besita o esperou dia após a dia. Certo dia, Luis Galvão aproveitou-se da situação de ausência de Ribeiro e foi a procura de Besita, enganando a mucama Zana se passando pelo marido da jovem inocente. Enganada e sentido-se traída, Besita percebe que o homem com quem havia dormido na noite passada não é seu marido, e sim o homem que amava. Deixando-a num estado de desamparo, Luis Galvão vai embora, e meses depois desse encontro nasce o fruto dessa indagação: a menina Berta.
Uma tarde, Ribeiro retorna e encontra Besita com uma filha nos braços. Logo, deduz que houve infidelidade por parte da mulher durante esse período em que ele esteve fora. Tanto Zana quanto Besita, tentaram explicar o que houve, mas tomado pela raiva e pelo ciúme, Ribeiro não perdoa e mata sua esposa com as próprias tranças na frente de Zana, poupando a vida de Berta. Após esse acontecimento, Ribeiro foge, Zana enlouquece e Jão Fera salva a menina Berta e a entrega a uma senhora chamada Nha Tudinha.
Quinze anos se passaram, e Berta estava na flor