Parte Escrita ED
Diane Cassiano Cruz
Estefany Lalesca Bernardes
Keila Kauane Souza
Tainá Moraes Silva Santos
COMUNICAÇÃO E ESPORTE
São José dos Campos
2015
Sumário
1. Introdução 3
2. Ícones do Esporte 4
3. Esporte e Música 5
4. Esporte e Dança 6
5. Esporte Paraolímpico 7
6. Esporte e Saúde 8
7. Conclusão 10
8. Referências 11
1. Introdução Esporte é toda a forma de praticar atividade física que visa equilibrar a saúde, melhorar a aptidão física (e/ou mental) e proporcionar entretenimento aos participantes. Pode ser competitivo, onde os vencedores podem ser identificados por obtenção de um objetivo, e pode exigir um grau de habilidade, especialmente em níveis mais elevados. São centenas os tipos de esportes existentes, incluindo aqueles para um único participante, até aqueles com centenas de participantes simultâneos. Estes são normalmente constituídos por um conjunto de regras e expressões corporais. Eventos físicos, tais como marcar gol ou cruzar uma linha em primeiro lugar, muitas vezes, definem o resultado de um esporte.
O homem está interligado ao esporte desde os primatas, quando fugiam de animais predadores, lutavam por áreas e disputavam domínios. Acredita-se, que essa prática é uma das mais antigas formas de atividade humana.
2. Ícones do Esporte
Muitos esportistas marcaram história em suas modalidades. Não só pelo talento e habilidade, mas pela sua comunicação com o esporte através do seu corpo.
Pelé, um grande jogador de futebol, além de mais de mil gols marcados em partidas, sempre os comemorava com um salto, expressando sua felicidade. Daiane dos Santos, (ex - ginasta brasileira), obteve muitas vitórias e medalhas. O corpo dela ajudou muito, pois tem baixa estatura, o que é essencial para sua modalidade. Sempre que terminava suas “acrobacias corporais”, sambava, fazendo referência à música: “Brasileirinho”.
César Cielo, nadador brasileiro, é alto e forte, possui