parte 2 2015
Neste trabalho foi abordado o tema “tentação e pecado original”. Além de ser um assunto recorrente é ainda amplamente explorado e tão presente quando da sua origem nos tempos passados.
Foram pesquisadas três obras do filósofo contemporâneo Luiz Felipe Pondé, sendo elas: A Filosofia da Adúltera, Contra um Mundo Melhor: Ensaios do afeto e o livro Critica e Profecia: A religião em Dostoiévski. Sendo um autor contemporâneo, nota-se, a presença ainda forte do tema pecado em discussão, mesmo tendo a sua origem nos tempos antigos. E dada a sua complexidade será discorrido considerando diferentes épocas, com o auxílio da narrativa bíblica, o livro que mostra o início dessa relação intrínseca do homem com o pecado, passando pela queda adâmica, onde surgiu o conceito de pecado original.
Desse conceito, surge a idéia de criar uma coleção de roupa feminina baseada nas esculturas da artista plástica Louise Bourgeois, que dentro de suas experiências pessoais ilustra o pecado na sua exposição, “O retorno do desejo proibido”.
2. Tentação no Dicionário Aurélio.
[...] Tentação é o ato ou efeito de tentar, disposição de ânimo para a prática de coisas diferentes ou censuráveis. Efeito de Tentar-se; desejo veemente. Pessoa ou coisa que tenta perdição [...] (Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda, 2009)
Pecado é a transgressão de preceito religioso, falta, culpa, vício maldade, crueldade, pena, lástima, tristeza. Pecado original. O pecado de adão e Eva, transmitido a todos os seus descendentes, que nascem em estado de culpa. (Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda, 2009)
2.1 Tentação e Pecado na narrativa Bíblica.
O termo ‘pecado original’, surgiu segundo a teoria bíblica na criação do mundo, descrito nos primeiros capítulos do livro de Gênesis após a regra estabelecida por Deus, ser rompida pelo primeiro homem e a primeira mulher inseridos no Paraíso Jardim do Éden, como relatado na bíblia. Adão e Eva comeram o fruto proibido de uma árvore