POSITIVISMO E EDUCA O
E nas escolas teve a influencias do positivismo que fez sentir com a força por causa da influência da Psicologia e da Sociologia, ciências auxiliares da educação.
A presença do positivismo no ensino, na luta contra a escola tradicional ligado ao Clero, teve um algo marcante para lançamento de novas ideias que serviram para contribuição do ensino leigo e no ensino de ciência.
A educação comandada pela igreja repassava conteúdos restritos, de não tomar a pessoa um descobridor de novos conceitos ligados as descobertas das ciências e o aluno se afastava das descobertas cientificas, e si servindo-se apenas como depósitos de conteúdo religiosos.
Pois para alguns essas ideias positivista iriam tornar os jovens pessoas pensantes, e isso era lago inaceitável pelo Clero .
O objetivo maior do positivismo por Augusto Conte, era promover uma reforma intelectual da sociedade, a reforma positiva de pensar uma vez que a filosofia era a única capaz de responder as exigências que o saber cientifico .
Na década de 70, a escola tenistas teve uma presença marcante ,a valorização da ciências como forma de conhecimento objetivo, de verificação rigorosa por meio da observação e da experimentação.
É a fundamentação da escola tecnicista no Brasil é o elemento primordial é a tecnologia. O Positivismo tem na Pedagogia seguidores que merecem destaque: Herbert Spencer e John Stuart Mill, sendo, o educando sofre um processo evolutivo pelo do qual revela sua potencialidade.
O Spencer escreveu uma obra chamada ‘’ Educação’’ .
Ele destacou que o ensino das ciências deve ser o centro de toda educação,e também considerando a física, a química e a biologia como essenciais para a formação de um espírito científico, e o Stuart Mill amenizou o cientificismo de Spencer para dar mais importâncias ás ciências sociais como a História, a Economia e o Direito .
Na educação houve contribuições no campo do