Parque Dom pedro II
Inserção - 02
O Parque D. Pedro II está situado na várzea do Rio Tamanduateí, um dos mais importantes da cidade. É um espaço público simbólico, com importantes edifícios históricos e geograficamente é a ligação do centro da cidade (a colina histórica) e a zona leste. Pelo Parque D. Pedro II passa uma importante ligação viária, norte/sul, de caráter metropolitano (a Avenida do Estado) e a mais importante ligação leste/oeste da cidade. As obras viárias, do início dos anos 70, transformaram o parque num nó viário, anulando suas qualidades urbanas e suas outras funções públicas. Ali se localizam ainda uma estação de metrô, duas estações de uma linha de ônibus expresso e o maior terminal de ônibus do país.
Imagem aérea
A transformação do Parque D. Pedro II, para além de seus limites internos, tem como premissa irradiar uma requalificação urbana para os bairros do entorno. De forma resumida, o plano prevê 3 eixos de intervenção:
Sistema Viário
O projeto estende o rebaixamento da Avenida do Estado, parcialmente já definida pela prefeitura, até o final do parque (próximo a estação do metrô), possibilitando a demolição de quatro viadutos que cruzam o parque. Amplia-se assim a permeabilidade do parque, com a criação de novas travessias de pedestres e a melhoria significativa da acessibilidade local.
Inserção - 01
Transporte Público
As propostas para o sistema viário possibilitaram a reordenação dos três sistemas de transporte público existentes hoje no Parque. O projeto propõe uma estação intermodal junto à Estação Parque Dom Pedro do metrô, articulando de forma mais adequada, tanto as demandas de trocas de linhas e sistemas, como o acesso ao centro para o usuário que tem a região como destino. A nova estação se desenvolve ao redor de uma praça arborizada e sua organização oferece uma situação de mais conforto a todos os usuários.
Terminal - 01
Lagoa de retenção