Referencias Paisagisticas
PAISAGISMO III
São Paulo
2014
Sumário
1. Plano Urbanístico: Parque Dom Pedro
2. Parque Linear : Rodovia A7 - Hamburgo
3. Área industrial: Sherbourne Common
4. Bibliografia
1. Plano Urbanístico: Parque Dom Pedro II
Ficha técnica:
Arquitetos: Una Arquitetos, H+F arquitetos, Metrópole Arquitetos e Lume
Ano: 2011
Endereço: Várzea do Rio Tamanduateí São Paulo Brasil
O Parque D. Pedro II está situado na várzea do Rio Tamanduateí, e próximo ao Largo da Concórdia, o que traz características semelhantes do entorno imediato, os obstáculos feitos pelas vias, degradação da área e a geográfica local, esse ultimo item tem principalmente no que se refere ao parque D. Pedro II. O parque tem em seu perímetro vias de grande porte e importante ligação viária, norte/sul, a Avenida do Estado, abrigando também estação de metrô, localizando ainda, duas estações de uma linha de ônibus expresso e o maior terminal de ônibus do país, esse espaço se tornou um nó na cidade, do mesmo modo que o Largo da Concórdia. Sem nenhuma motivação para permanência de usuários, em ambos as áreas, os espaços repelem os visitantes e os passeios ao local, sendo apenas trajeto de passagem.
.
A proposta dos escritórios participantes no projeto pretendem irradiar a permeabilidade do Parque D. Pedro II, melhorar a relação do parque com a cidade e gerar requalificação urbana para o entorno, com três eixos de intervenção:
1. Sistema Viário: Com melhorias de travessia para pedestres e melhor acessibilidade, em escala reduzida, não mais na plano do automóvel.
2. Transporte público: Ajuste da organização dos transportes do local e melhoria na infraestrutura com uma estação intermodal, desenvolvido em volta de uma praça arborizada.
3. Lagoa de retenção: A área geograficamente se localiza na várzea do rio, portanto é um ponto de