Parque 13 de maio
INTRODUÇÃO
Todas as pessoas necessitam de espaços livres e áreas verdes para lazer e recreação, onde possam ter contato com a natureza e praticar alguma atividade física. Esses espaços proporcionam uma melhor qualidade de vida nas áreas urbanas por serem ambientes ecológicos no meio urbano. A definição de parques urbanos é um tema bastante diversificado, pois quando conceituamos, caracterizamos de acordo com seus espaços, dimensões, a sua função, o tipo e a quantidade de equipamentos que usa para sua configuração.
Devido ao crescimento acelerado dos centros urbanos e a forma acelerada das pessoas viverem em busca de melhores condições de vida e serviços, com o tempo elas começaram a esquecer a importância do descanso e lazer, que é necessário na vida de todo ser humano. Os parque urbanos se relacionam na perspectiva de fuga deste dia a dia que o mundo globalizado proporciona, trazendo para esse ambiente um equilíbrio ambiental proporcionando um desenvolvimento que não afete as futuras gerações. E atualmente é perceptível que as mais diversas áreas de conhecimento relata e mostra que a questão ambiental é a chave para um bom desenvolvimento na qualidade de vida do ser humano.
Os parques em geral, são vistos como áreas de vegetação abundante, com animais silvestres, lagos, cenários que tornam o ambiente mais agradável e propício ao lazer ou uma simples contemplação, possibilitando muitos benefícios tais como redução da poluição do ar. O turismo é um elemento muito importante nesses espaços, pois é a partir desta atividade que se favorece os desenvolvimentos da economia, cultura e do lazer para município.
Na cidade do Recife é possível observar a grande quantidade de parques urbanos espalhados por diversos bairros. Esses parques em geral estão ligados ao turismo de lazer, que busca o bem estar pessoal onde o indivíduo é lícito para se divertir, repousar, e fazer o que sentir vontade. O Parque 13 de Maio revela um cenário que foi constituído