hlhl
Características Gerais:
Autor: Fernando Pessoa (1888-1935)
Data de Edição: 1934
Natureza da Obra:
Mistura do estilo épico com o estilo lírico. Harmoniza a matéria épica de exaltação de um passado heróico com a atitude lírica introspectiva. É, por isso, um texto épico-lírico.
A imagem de um Portugal decadente, empobrecido e fragmentado pelas tentativas falhadas de se assumir uma jovem república, oferece a Pessoa um estímulo para cumprir, poeticamente, a sua missão de suspender o processo de decadência da nação.
Assunto:
O assunto da “Mensagem” não são os portugueses e os seus feitos gloriosos ou os acontecimentos históricos mais significativos, mas a essência de Portugal e a sua missão a cumprir.
É bastante diferente d’ Os Lusíadas, em que o tema é a História de Portugal, vista através dos feitos guerreiros dos heróis portugueses, relatados nas paragens de Vasco da Gama à Índia.
Estrutura:
O “Brasão” é constituído por 19 poemas, organizados em 5 subdivisões, que relacionam temas e personagens relevantes na formação mítica e histórica de Portugal – reis, príncipes, heróis fundadores de Portugal…
Ao intitular esta parte de “Brasão”, Pessoa soube intuir um dos significados etimológicos desta palavra – as particularidades e os aspectos únicos que caracterizam um determinado indivíduo, família ou nação. Cada um dos elementos do brasão (símbolos, cores…) simboliza outras realidades.
Pessoa, ao estabelecer a relação entre os elementos do brasão português e as personalidades que ele considera fulcrais na nossa história, pretende indiciar certas qualidades do carácter português. Cada uma destas 17 personagens representa uma determinada característica dos portugueses de então. As suas diferenças são ultrapassadas por aquilo que as une, ou seja, pelo contributo que deram à nação. Quer seja através do destino ou de sacrifício próprio.
Estas 17 personalidades associam-se em 4 grupos de natureza psicológica