PARKLET
1- Dados de Identificação:
JORNAL: Anhembi Noticias
RETRANCA: Parklets/Largo da Batata
PAUTEIRO: Rubens Melo
DATA: 16|11|2014
EQUIPE: Rodrigo Martins (Repórter) Rubens Melo (Cinegrafista)
PROPOSTA: Apresentação dos parklets existentes na cidade, utilizando o exemplo do largo da batata. Focando na história da instalação dos locais, suas vantagens e benefícios para a população paulistana, além dos pontos paisagísticos e urbanísticos que existem nas localidades
DADOS|INFORMAÇÕES: Parklets são áreas contíguas às calçadas, com o intuito de promover lazer de forma democrática, permitindo à comunidade construir seu próprio espaço de convívio e resgatar as narrativas locais, melhorando a paisagem urbana e transformando espaços destinados ao estacionamento de carros, em lugares melhores para se viver e conviver em sociedade.
No Brasil o conceito de parklet surgiu em São Paulo, em 2012. A primeira implantação aconteceu no ano seguinte, liderada por um grupo composto por arquitetos, designers e ONGs. A boa avaliação da população permitiu à Prefeitura de São Paulo transformar a idéia original em política pública de ocupação dos espaços públicos da cidade, revertendo áreas originalmente destinadas aos automóveis para as pessoas. Os primeiros parklets foram instalados ainda no primeiro semestre de 2014.
FONTE: http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/parklets/
ENCAMINHAMENTO:
1 – CABEÇA: O Salão Internacional do Automóvel em São Paulo, que se encerra neste domingo surpreende pelo conjunto da obra. Além das exposições dos carros, o evento também reúne atrações e curiosidades de sucesso junto ao público. Acompanhe agora a reportagem de Ketheli Gomes.
2 – OFF: Entre as inovações tecnológicas apresentadas nesta edição do Salão Internacional do podem se destacar os carros movidos a hidrogênio, um triciclo guiado pelo movimento do corpo e um protótipo com retrovisores câmera e um drone embutido.
Sugestão de Imagens:
1. PG: um