Tema
assunto: parklet como elemento criador de dinâmica urbana
problema: como a implantação de parklets influência na dinâmica de uso da cidade.
Relevância: Analisar os pontos positivos e negativos da implantação do parklet, como ele influência na dinâmica de uso do espaço público, definir as suas diretizes básicas para que assim se destaque a relevância e a utilidade de tal mecanismo no meio urbano.
O nome é de origem norte americana e faz um trocadilho com a palavra parque (park em inglês) e o ato de estacionar (parking). Os parklets são uma espécie de minipraças montadas em local antes destinado para o estacionamento de carros, que ocupam o espaço de uma ou duas vagas de veículos. Refere-se de uma ampliação de uma calçada , realizada por meio de uma instalação de uma plataforma móvel ou fixa equipada com bancos, mesas, guarda-sóis, plantas e outros elementos de mobiliário ou com função recreativa para as pessoas.
Com o objetivo de ampliar os espaços públicos nas cidades, as “pequenas praças” são cada vez mais frequentes em algumas capitais do Brasil, como São Paulo, Fortaleza e Florianópolis. A proposta é tão boa que a tendência é que se espalhe por outros lugares. O parklet foi originalmente nascido para ser temporário, mais de devido a boa recepção se transformou em politicas de ocupação de espaços públicos, como em São Paulo, o local pode servir como ponto de descanso aos trabalhadores do entorno, ponto de encontro, compartilhando com moradores ou para quem está esperando uma mesa de restaurante.
Para arquiteto Renan Avanci é uma nova forma de apropriação do espaço publico que prioriza os pedestres. “É uma mudança qualitativa que busca humanizar nossas cidades e proporcionar ambientes harmônicos interação para a sociedade.” Segundo Renan Avanci, as estruturas podem ser instaladas em diversas áreas das cidades. ”Quando junto ao comercio tende a trazer mais movimento para aquele local. Já em zonas residenciais deve priorizar