Parkinson
Introdução
A Doença de Parkinson é uma doença progressiva, degenerativa e crônica que atinge o sistema nervoso central (SNC), comprometendo os movimentos, aproximadamente 1% da população mundial sofrem dessa doença idiopática. De acordo com estudos, na grande maioria dos pacientes ela surge entre 50 a 70 anos de idade, também pode surgir antes dos 40 anos ou até mesmo abaixo dos 21, não escolhendo raça, classe ou sexo. Cientistas acreditam que um dos fatores da doença seria o estresse oxidativo, porém as causas da doença são desconhecidas, pois não foi descoberta uma cura e não se sabe o porquê ocorre a morte dos neurônios minérgicos, também há evidencias de que fatores genéticos ambientais e o envelhecimento podem estar envolvidos na etiopatogenese. Havia apenas relatos sobre a doença nos tempos antigos no período em que o homem não conhecia a relação entre ciência e religião, os estudantes desse período falavam sobre a doença mais não tinham ideia do que se tratava, acreditavam que poderia ser punições para pessoas pecadoras ou uma alteração do sistema nervoso. A doença de Parkinson foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson.
Parkinson desenvolveu o ensaio da paralisia agitante, um trabalho publicado em Londres definindo de forma geral a doença através de observações e analises de seis casos clínicos. Apesar dessa publicação a doença só ficou conhecida cientificamente na segunda metade do século XIX, através de um neurologista chamado Jean Martin Charcot, ele estudou profundamente sobre a doença descobrindo novos sintomas e divulgando-a, também foi ele quem mudou o nome da doença para Parkinson.
Causas da Doença Ainda não há evidencias de que a DP seja causada por vários fatores, essas descrições são tidas apenas como hipóteses e apesar de varias pesquisas essa doença ainda é vista como idiopática. Essa doença ocorre quando as células nervosas do cérebro que produzem dopamina são destruídas