atps de atica
TÉCNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
1º SEMESTRE
MILENA ALVES AGUEIRO – RA: 413917
MÔNICA CRESCÊNCIO JUNG – RA: 422712
ROSANA ANICÉSIO DOS SANTOS – RA: 412454
VALDICLÉIA DE MATOS ALVES – RA: 415781
ATPS DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
PROFESSOR EAD: Ma. KAREN GRUBERT ROJAS
RONDONÓPOLIS – MT 15 DE ABRIL DE 2013
TEXTO 1
OS DIFERENTES CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO
Conforme solicitado na etapa 1, ATPS Técnicas de Negociação- definição para Negociação segundo Lax e Silvenuis -1986, é um processo de interação oportunista, pela qual duas ou mais partes envolvidas buscam fazer o melhor acordo possível, através de ações decididas e conjuntamente ao invés do que poderia ser realizado de outras maneiras.
No entanto para Nierenber -1981 negociações é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano, e produzir benefícios duradouros para todos os participantes. Todo desejo que demanda satisfação é, pelo menos potencialmente um processo de negociação. Sempre que pessoas trocam ideias com a intenção de formar relacionamento, elas estão negociando.
Fisher e Ury -1985, já opinam que negociação é um processo bilateral de comunicação com o objetivo de alcançar uma decisão compartilhada, satisfazendo ambos os lados envolvidos.
A negociação não é uma batalha, mas um processo interativo onde ambas as partes podem e devem ganhar. Todos nós somos negociadores, desde pequenos e em todo o nosso período de vida estamos sempre em busca da satisfação de nossas necessidades. Para tal, utilizamos a comunicação, tanto verbal quanto não verbal. Primeiramente através de choros e birras e com o passar do tempo aprimoramos para discursos orais, ou seja, mudamos apenas a forma para manifestarmos nossas reivindicações.
Desde os tempos mais remotos o homem se viu na necessidade de negociar. Quando a partir de seus excedentes o homem fazia