Pareto - aplicado a manutenção
FERRAMENTA APLICADA NA MANUTENÇÃO PREVENTIVA TOTAL
Gráfico de Pareto – História I
Vilfredo Pareto economista italiano do século XIX foi o inventor do diagrama baseado na distribuição de riquezas da sociedade, onde ele concluiu que 20% da população (poucos e vitais) detinham 80% da riqueza, enquanto o restante da população (muitos e triviais) detinha apenas 20%. A relação também é conhecida como a regra dos 80/20
Gráfico de Pareto - Conceito
É uma ferramenta que permite a visualização e analise de diversos dados, relacionados a elementos que podem ser relativos a estatística até problemas de grande porte. Auxiliando na determinação da sua prioridade.
Gráfico de Pareto
É considerada uma das ferramentas mais eficientes para encontrar problemas. Para traçar, deve ser repetida várias vezes para cada um dos problemas levantados, tomando os itens prioritários como problemas novos.
Grafico de Pareto – Utilização I
O Gráfico de Pareto pode ser utilizado em diversas áreas. no apoio ao TQM, identificamos algumas delas: Identificar os problemas. Achar as causas que atuam em um defeito. Descobrir problemas e causas; problema (erro, falhas, gastos, retrabalhos, etc.) causas (operador, equipamento, matéria-prima, etc.). Melhor visualização da ação. Priorizar a ação. Confirmar os resultados de melhoria.
Gráfico de Pareto – Utilização II
Verificar a situação antes e depois do problema, devido às mudanças efetuadas no processo. Detalhar as causas maiores em partes específicas, eliminando a causa. Estratificar a ação. Identificar os itens que são responsáveis por os maiores impactos. Definir as melhorias de um projeto, tais como: principais fontes de custo e causas que afetam um processo na escolha do projeto, em função de número de não conformidade, e outros.
Gráfico de Pareto – Construção I
Gráfico de Pareto – Construção II
Gráfico de Pareto – Construção III
Pré requisitos para a construção Coleta de dados Folha de