Parceria e alianca estrategica
Fator Crítico 1 – Ter um objetivo estratégico claro
Nesse caso o objetivo é alcançar novos mercados e alavancar as vendas. De um lado a Coty entrando num novo mercado e de outro lado a Avon ampliando seu portfólio de produtos.
Fator Crítico 2 – Encontrar um parceiro adequado
As metas das duas empresas são compatíveis, na verdade, elas se complementam tendo como visão de futuro a ampliação de vendas e a inserção em novos mercados.
Fator Crítico 3 – Especializar-se
As tarefas atribuídas a cada uma das partes aqui deve ser o que mais está ligado ao seu conhecimento específico, ou seja, cada uma das partes vai fazer aquilo que mais sabe fazer.
Fator Crítico 4 – Criar incentivos para a colaboração
Os incentivos aqui são relacionados a alavancagem de vendas a curto prazo e inserção em novos mercados a médio/longo prazo. No caso de serem empresas “rivais” até pouco tempo, não é uma tarefa fácil criar uma parceria onde não haja igualdade de oportunidades para ambas as partes.
Fator Crítico 5 – Minimizar os conflitos entre os parceiros
O objetivo principal aqui é a aliança e deve se sobressair aos interesses unilaterais de cada corporação. Nesse momento não há rivalidade ou concorrência, mas sim, parceria.
Fator Crítico 6 – Divulgar as informações
A comunicação entre as partes e entre seus colaboradores e, neste caso específico, entre as consultoras, desenvolve a confiança de todos e depois de algum tempo gera confiança também no consumidor.
Fator Crítico 7 – Fazer intercâmbio pessoal
Fazer visitas periódicas mantém a comunicação e a confiança entre todos os envolvidos.
Fator Crítico 8 – Operar com horizonte de longo prazo
Solucionar os conflitos hoje para garantir a expectativa de bons resultados futuros.
Fator Crítico 9 – Desenvolver vários projetos conjuntos
Desenvolver outros projetos em cooperação das duas partes pode compensar possíveis perdas em outro